Ao pendurar as luvas definitivamente, Marcão não será lembrado apenas por títulos, será lembrado eternamente pela lealdade, fidelidade e amor ao clube que o revelou para o futebol, a Sociedade Esportiva Palmeiras, onde atuou de 1992 a 2012 por 530 jogos.
A sua lealdade ao Palmeiras ficou marcada em 2002 após a Copa do Mundo, quando o Palmeiras acabaria rebaixado no mesmo ano para a Série B. Estando em alta e valorizado mundialmente, o goleiro se deparou com uma proposta do Arsenal para substituir David Seaman, mas a paixão de Marcos por sua família e pelo Palmeiras o fizeram permanecer no Brasil, para levar o time de volta à primeira divisão, o que ocorreu no ano de 2003. Além da tentativa do time inglês, ele ainda recusou propostas do Cruzeiro, Fluminense, Internacional e Vasco para jogar na primeira divisão do futebol brasileiro.
“Deixei de ser apenas um jogador de futebol quando recusei uma proposta de R$ 45 milhões para jogar no Arsenal, da Inglaterra, e preferi disputar a Série B do Brasileiro pelo Palmeiras."
Como reconhecimento pelos anos dedicados ao Palmeiras, o guarda-redes deve ser imortalizado com um busto na Arena Palestra Itália - o novo estádio do Palmeiras que deve ficar pronto em agosto de 2013. Além disso, o goleiro terá chuteiras e luvas personalizadas em sua despedida que ainda não tem data definida.
O querido e admirado pela torcida do palmeiras e por várias outras torcidas fará falta ao futebol brasileiro e apenas nos resta agradecer e desejar um ótimo descanso ao nosso querido São Marcos.