Latest News

Truques para enganar a balança no MMA

Para enganar a balança no dia da pesagem, os lutadores de MMA, em especial do UFC, chegam a perder dez quilos ou mais em uma semana. Pode parecer propaganda de remédio milagroso que elimina todos os quilinhos indesejáveis de nossos corpos, mas não é. Para se garantir nos combates, os lutadores têm de se enquadrar na exigência de peso de cada categoria, o que às vezes se torna uma dificuldade.

Não existe milagre que os faça secarem tanto em tão pouco tempo. A fórmula é básica e simples: fecham a boca e desidratam o corpo. Os combatentes fazem dietas para chegar ao limite de sua categoria no dia da pesagem. E, 24 horas depois “repõem” boa parte do peso sem economia na comida.

O número impressiona (10 kg), à primeira vista soa até como exagero, mas é exatamente o que o campeão mundial dos penas, o brasileiro José Aldo, diz perder nos cinco dias antes de subir na balança e comprovar que está apto a lutar na sua categoria. Não é apenas a alimentação que colabora para a rápida perda de peso, mas também a menor retenção possível de líquido pelo organismo. O suor, além de trabalhos físicos, é conseguido com horas em uma sauna ou banheira quente, opção de Aldo.

“Tem muita gente que faz sauna, eu na verdade faço banheira quente na semana da luta. É frango com alface e uma clara de ovo, almoço e jantar. Reduzo muito o líquido, o sal, e faço banheira até bater o peso. Eu só faço essa dieta na semana da luta, tiro 10 quilos de segunda a sexta”, afirmou o lutador, que diz aguentar o “jejum” sem maiores problemas atualmente. “Não chego a passar mal. Você fica fraco, às vezes dá uma tonteira, mas já faço isso há muito tempo e hoje em dia consigo suportar bem”.

O procedimento de rápida perda de peso é comum entre os atletas de elite de MMA. Mas também há os que começam uma dieta três meses antes da luta. Rodrigo Minotauro, ex-campeão do UFC da categoria pesado, tem 110 quilos, mas na pesagem consegue chegar aos 100 para ficar mais leve e consequentemente mais rápido – o limite da categoria é 120 quilos. Diogo Souza, preparador físico do Team Nogueira, conta que a dieta é determinada por uma nutricionista e muda com a proximidade da luta. “É tudo controlado: à noite raramente se consome carboidrato; aminoácido só no caso de muito desgaste, e sempre há proteína após o treino. Anderson Silva, por exemplo, quando não está se preparando para um evento chega a pesar 100 kg. Mas, no dia da pesagem para a sua categoria ele precisa chegar aos 84 kg.

Depois da pesagem eles podem voltar a ganhar peso sem problema - e o fazem de modo tão rápido como quando perdem. A alimentação é a principal arma. Alguns atletas comem muita massa para suprir a ausência de carboidratos; outros preferem frutas e líquidos; e há os mais radicais, que até injetam soro na veia.

Mas essa reidratação brusca só deve ocorrer com os lutadores que precisam perder muito peso em pouco tempo. Especialistas explicam que o atleta nunca repõe tudo o que perdeu, mas chega a um nível de recuperação que considera confortável para entrar no octógono. Para trabalhar com uma margem segura, o certo é recuperar entre 65% e 75% do peso perdido. Se perde dez quilos, o ideal é ganhar sete


Geral Esporte Club Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates