As redes sociais estão evoluindo e rapidamente se tornaram febre no mundo inteiro. Como resultado desta interação, as empresas enxergaram uma grande oportunidade para se aproximar de seus consumidores, clientes e admiradores. Diante deste novo cenário de comunicação, os clubes de futebol também investem forte em ações desenvolvidas nesses espaços. Um levantamento recente mostra que o Twitter e o Facebook são ferramentas estratégicas para a aproximação entre os torcedores e seus clubes de coração.
No Brasil, o Corinthians é líder absoluto com quase 685 mil seguidores no Twitter e 1,2 milhões de fãs no Facebook. Na seqüência aparecem Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Santos. Esse tipo de comunicação entre torcedores e clubes aumentou nos últimos dois anos. E o destaque desse crescimento é o tricolor paulista. O São Paulo apresentou um aumento significativo na base de seguidores, passando de 56 mil em 2010 para quase 533 mil atualmente.
Já na Europa o Barcelona e o Real Madrid são líderes absolutos nas redes sociais. Juntos, somam quase 50 milhões de seguidores. Na Espanha, os times somam 97% dos seguidores no Facebook e 95% no Twitter. Se o mundo cibernético for levado em conta como um todo, os dois clubes espanhóis são responsáveis por 36% dos seguidores de equipes europeias. Por outro lado, o campeonato que mais utiliza a internet como forma de interação é o inglês, seguido pelo alemão e o francês. Os clubes europeus têm mais de 137 milhões de seguidores nas redes sociais. O site Sportwish analisou 164 clubes, dos quais 77% utilizam o Facebook e 74% o Twitter.
Confira abaixo a lista com os números das equipes brasileiras:
A evolução dos seguidores:
Fãs no Facebook: