Recentemente a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou o ranking dos melhores técnicos do mundo em atuação do século 21 (2001 a 2011). O técnico brasileiro melhor colocado é Luiz Felipe Scolari, dividindo a oitava posição com o argentino Marcelo Bielsa, mesmo após quase 10 anos do título da Copa do Mundo de 2002. Sir Alex Ferguson, do Manchester United, encabeça o relatório.
A lista é liderada pelo escocês Alex Ferguson, técnico do Manchester United há incríveis 25 anos. Durante este período, Ferguson comandou a equipe nas conquistas de duas Ligas dos Campeões, dois Mundiais de Clubes, 12 títulos nacionais e cinco Copas da Inglaterra. Com apenas um ponto de diferença, a segunda colocação é do francês Arsene Wenger, comandante do Arsenal desde 1996. O português José Mourinho, técnico do Real Madrid, completa o pódio.
A grande surpresa ficou por conta do espanhol Pep Guardiola. Mesmo estando à frente da melhor equipe de futebol da atualidade e ter conquistado praticamente todos os títulos possíveis com o Barcelona, o treinador aparece na 22ª colocação, atrás de nomes como os brasileiros Carlos Alberto Parreira e Dunga.
Atualmente no Palmeiras, Felipão é o brasileiro de melhor classificação. Agora, o ex-técnico da Seleção, Dunga aparece na 18ª colocação, enquanto seu sucessor, Mano Menezes, não figura na relação divulgada nesta segunda-feira, com quase 200 profissionais. O também gaúcho Celso Roth foi listado em 95º lugar. Me diz uma coisa, como que um técnico que só treinou uma equipe, a seleção brasileira num período de três anos fica a frente de Pep Guardiola que conquistou praticamente tudo pelo Barca?
Mesmo assim, veja abaixo os 10 melhores colocados e os brasileiros: