O Real Madrid revelou quanto arrecadou na última temporada. Foram 514 milhões de euros (R$ 1,338 bilhão), a maior entre todas as associações esportivas do mundo. Para se ter uma ideia, esse valor equivale à soma das receitas dos sete clubes que mais
arrecadam no Brasil: Corinthians, São Paulo, Internacional, Santos,
Flamengo, Palmeiras e Grêmio.Essa é a primeira vez que o clube espanhol ultrapassa a barreira dos 500 milhões de euros, mas não significa necessariamente que o cenário melhorou. O lucro líquido no exercício entre agosto de 2011 e junho de 2012 foi de 24,2 milhões de euros, um decréscimo de 23,3% em relação à temporada anterior.
A variação se deve ao aumento de custos motivados, como prêmios de títulos, mudanças na normativa fiscal, cobertura de contingências e riscos pela evolução do cenário econômico, assim como aumento de despesas de amortização por investimentos realizados. Vale lembrar que a Espanha enfrenta grave crise econômica há alguns anos.
Com esses números, o patrimônio líquido do Real Madrid cresceu 9,6% e alcançou 275,2 milhões de euro. O endividamento líquido, por sua vez, caiu 26,5% e chegou a 124,7 milhões de euros.
Para o orçamento de 2012/2013, a expectativa do Real Madrid é aumentar a receita para 516,6 milhões de euros, com obtenção de lucro líquido de 24,4 milhões de euros.
Os clubes brasileiros
O balanço das receitas dos clubes brasileiros mostrou que os 20 clubes mais ricos do Brasil, somados, chegaram a R$ 2,14 bilhões na temporada de 2011. O resultado é fato inédito para o futebol brasileiro, que até então não tinha rompido a barreira do segundo bilhão, mas demonstra que o país ainda está muito distante de times europeus.
Ao considerar as receitas individuais, o Corinthians aparece em primeiro, com R$ 290 milhões, seguido por São Paulo (R$ 226 milhões), Internacional (R$ 198 milhões), Santos (R$ 189 milhões), Flamengo (R$185 milhões), Palmeiras (R$ 148 milhões) e Grêmio (R$ 143 milhões). A soma de todos eles é ligeiramente superior ao que arrecadou o Real Madrid também em um ano.








