O Atlético Mineiro garantiu antecipadamente na última rodada do Campeonato Brasileiro o título simbólico do primeiro turno. A equipe mineira abriu três pontos e duas vitórias a mais do que o Fluminense vice-líder da competição. Vale ressaltar que o clube de Minas ainda tem um jogo a menos do que os rivais pela suspensão da partida contra o Flamengo. Agora a equipe se prepara para encarar o seu arquirrival Cruzeiro na próxima rodada do Brasileirão no estádio Independência.
A equipe do Geralesporteclub fez um estudo do Galo e trouxe a você leitor detalhes que garantem a campanha quase perfeita do Atlético-MG. Em números a superioridade fica evidente. Foram jogadas ate aqui 17 rodadas, sendo 13 vitórias, três empates e apenas uma derrota. O elenco fez ao todo 31 gols, tem o melhor ataque da competição e o melhor saldo de gols: 20. Além disso, sofreu apenas 11 gols ficando atrás apenas do Fluminense como equipe menos vazada do campeonato. O Galo ainda está invicto há 13 rodadas no campeonato o que garante seus 82,4 % de aproveitamento na competição. Ele só perdeu para o São Paulo na 5º rodada. Com 42 pontos, a equipe tem o melhor aproveitamento desde 2003 quando o sistema de pontos corridos foi implantado no futebol brasileiro.
O time vem mostrando um grau de maturidade muito grande ao jogar com responsabilidade de não deixar sua zaga vulnerável (fato mostrado nos números acima). Outro grande fator que contribui para o sucesso do Atlético é o elenco, destacado também na última partida, onde os jogadores Berola e Carlos César entraram aos 28 e aos 30 do segundo tempo, respectivamente, e deram força ao lado direito com participação efetiva no gol da vitória sobre o Botafogo por 3x2.
ATAQUE
A equipe geralmente joga com o esquema 4-4-2, embora na última partida tenha jogado com o 4-5-1 pela suspensão do atacante Guilherme. Basicamente o treinador Cuca trabalha no ataque com Jô na posição de centroavante, Guilherme, ou Danilinho um pouco mais recuado, Bernard atuando quase como um ponta, porém ajudando no reposicionamento defensivo e com a estrela Ronaldinho Gaúcho na criação das jogadas, com ótimas opções, inclusive, com os laterais que também apoiam os ataques da equipe mineira.
Ao que parece Jô tem caído como uma luva no esquema tático de Cuca. O atacante já balançou a rede seis vezes e deu duas assistências aos companheiros, garantindo a sua titularidade que há tempos atrás vinha sendo contestada. Colados ao centroavante estão Danilinho, com cinco gols, Bernard, Escudero e Ronaldinho com quatro cada ressaltando ainda mais o elenco.
O CRAQUE